Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

BlogDesign

Podcasting e UX Design

Fala, galera! Hoje vou contar um pouco da história do podcast, origens, nomes importantes e no final teremos uma divulgação de podcasts de UX Design muito bons! Recomendo demais 😉


É fato que muitos profissionais da área criativa estão se aventurando pelas redondezas do universo do podcasting, principalmente na produção de conteúdos, atualizações sobre temas atuais de tecnologia ou mesmo no bate-papo informal entre colegas do mesmo ramo.

Designers, produtores de vídeo e streaming, youtubers e tecnológicos aficionados por conhecimento atualmente distribuem suas experiências em plataformas digitais episódicas, com as quais qualquer um interessado pelo tema pode acessar ou baixar de onde estiver- este é o poder da internet e da globalização em massa.



Porém, como ocorreu esta evolução, desde os primeiros players de MP3 até os consagrados hardwares de som e interfaces sonoras digitais de hoje?

A origem do termo remonta à época de ouro da Apple: da junção de pod (como denominavam o player de áudio do Ipod, “Personal On Demand”) e
broadcasting (sistema de transmissão de informações), surgiu a denominação de uma nova mídia, criada por Ben Hammersly em seu artigo para o jornal The Guardian, em fevereiro de 2014.

Porém, este não era o podcast tal como o conhecemos atualmente: alguns meses após a publicação do texto, foi implantada a tecnologia RSS (Really Simple Syndication), uma aplicação de programação destinada a organizar informações de modo a distribuí-las livremente em sites e programas específicos – agregadores -, os quais são acessíveis a qualquer usuário a qualquer momento. Adam Curry, o ex-diretor da companhia MTV, criou um dos primeiros agregadores a partir da linguagem de código gerada e interpretada pelos aparelhos Apple (o Applescript).

Durante sua elaboração, Adam disponibilizou o código na Internet, possibilitando que mais programadores pudessem continuar na construção do programa. A partir desta ferramenta, pôde-se começar a falar em podcasting e o início de canais, blogs, sites, rádios amadoras e séries especializadas em distribuir conteúdos para a maior gama de espectadores.

Hoje, século XXI, vivenciamos a máxima evolução dos dispositivos online de armazenagem de áudios, bem como contamos com uma abundância de softwares próprios para produção, (re) mixagem, depósito e exportação de sons – Audition, Audacity, Reaper, FX Editor que o digam.

Desse modo, muitos podcasts específicos da área de design explodiram nos últimos tempos, sendo atualizados e serializados a cada ano. Dentre os múltiplos temas, podemos separar os pioneiros da área de UX e UI: nesta edição, separamos os melhores do ano para vocês! Fiquem agora com os 9 podcasts dos melhores profissionais e acadêmicos da área.

9 Podcasts de UX Design

  • UXLAB: É um canal de youtube e podcast dedicado ao Design e ao UX.
  • UX Podcast:  stream a cada duas vezes ao mês: foco em Design Digital
  • UX Copy: focado na área de UX Writing e produção de textos em UX.
  • Hipsters.Tech: Startups, programação, UX, gadgets e as últimas tendências em tecnologia.
  • Movimento UX: De variados temas dentro da problemática do universo de Design.
  • User defenders: focado no usuário e “greengo”, é bem  diversificado.
  • Aelacast: canal do youtube e marca de cursos online focados em UX.
  • Overtime: podcast oficial do site de portifólios Dribble.
  • Aparelho Elétrico: “Informar, qualificar e inspirar microempreendedores criativos”.

About author

Estudante de design, escritora e pesquisadora. Atualmente pesquisa sobre a área de design de interação e trabalha como social media freelancer.
Related posts
ArteBlogStreet Art

O breakdance dentro do movimento hip-hop

ArteBlogFotografia

Grandes Artistas #3 - Sebastião Salgado

ArteBlogFotografia

Você sabe oque é fotografia Fine Art?

BlogDesignFilmes

4# Filmes que todo designer deveria ver - Logorama

Se inscreva em nossa Newsletter