Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

BlogDesignFilmes

3# Filmes que todo designer deveria ver – Urbanized

3# Filmes que todo designer deveria ver – Urbanized

A terceira edição do Filmes que todo designer deveria ver, completando a trilogia de filmes de Gary Hustwit.

Bom dia, boa tarde e boa noite! Como vocês estão no dia de hoje? Prontos para mais uma indicação de filmes que todo designer deveria ver?

Hoje vou falar um pouco sobre o filme Urbanized, e completar a trilogia de filmes produzidos por Gary hustwit.

Gary Hustwit é responsável pela famosa trilogia “Helvetica”, “Objectified” e “Urbanized”, lançados respectivamente em 2007, 2009 e 2011, e ja falei sobre todos eles aqui no blog <3 (clica no nome de cada um deles que você pode ver o post que fiz falando mais sobre cada um :3).


Um pouco sobre o filme

Cena do filme Urbanized, de Gary hustwit.
Cena do filme Urbanized, de Gary hustwit.

Urbanized é um documentário completo sobre o projeto das cidades, analisando questões por trás do design urbano, e apresentando entrevistas com alguns dos principais arquitetos, planejadores, construtores e pensadores de nosso mundo.

O documentário mostra os desafios da habitação, da mobilidade, espaço público e a participação do cidadão, que tem um grande impacto na melhoria das cidades em que habitam.

“Urbanized é um filme corajoso e oportuno que consegue atingir quase exatamente o tom certo. Quanto mais pessoas assistirem a este filme, melhor. ”

– The Guardian

Hoje boa parte da de nossa população vive em ambientes urbanos, e podemos perceber que enquanto algumas cidades têm um crescimento explosivo, outras acabam encolhendo, seus habitantes acabam procurando por cidades grandes com mais movimento e maior crescimento tecnológico. 

De acordo com o documentário, no ano de 2050 mais de 75% da população viverá dentro de grandes centros urbanos, enquanto hoje, de acordo com os dados do Censo 2020, essa porcentagem chega em 55%.


Cena do filme Urbanized, de Gary hustwit.
Cena do filme Urbanized, de Gary hustwit.

Urbanized aborda uma discussão global sobre o futuro de nossas cidades, é uma aula maravilhosa de urbanismo, mostrando da melhor forma possível que o desenho urbano pode recuperar uma cidade, assim como também pode destruí-la.

O documentário Urbanized é fantástico e inspirador, você não precisa ser um arquiteto ou urbanista para entender o filme, é um filmes ótimo que não pode faltar na sua listinha, recomendo demais <3.


Trailer e informações adicionais

Ainda não te convenci de ver o filme? Confira agora o trailer que tenho certeza que vai se interessar <3


Você pode assistir uma sinopse ou comprar o filme no site oficial por MENOS DE 4 DÓLARES, só clicar no link a seguir, ou pelo próprio trailer na plataforma vimeo.

Link – https://www.hustwit.com/urbanized

No filme temos a participação de grandes nomes da arquitetura e urbanismo internacionais, abaixo cito os nomes de alguns deles.

Udo Andriof, Alejandro Aravena, Jon Bird, Amanda Burden, Ricky Burdett, Candy Chang, Yung Ho Chang, Noah Chasin, James Corner, Mark Covington, Joshua David, Ellen Dunham-Jones, Kathryn Ewing, Sir Norman Foster, Grady Gammage Jr., Jan Gehl, Alastair Graham, Robert Hammond, Jacqueline James, Bruce Katz, Tarna Klitzner, Rem Koolhaas, Rahul Mehrotra, Grover Mouton, Oscar Niemeyer, Sicelo Nkohla, Eduardo Paes, Sheela Patel, Enrique Peñalosa, Edgar Pieterse.


Bom, espero que tenham gostado de mais essa recomendação <3, não esqueça de dar uma olhada nos outros posts sobre filmes que todo designer deveria ver.

E siga-nos em nossas outras mídias, no nosso instagram @creativestop_blog sempre tem novidades e posts exclusivos para vocês.

Por hoje é isso <3 obrigado pela visita e grande abraço.

About author

Estudante de design, fotógrafo e organizador de eventos para incentivo da comunidade criativa, além de criador e redator do blog Creative stop.
Related posts
ArteBlogFotografia

Você sabe oque é fotografia Fine Art?

BlogDesignFilmes

4# Filmes que todo designer deveria ver - Logorama

BlogDesign

Branding, identidade visual e arquétipos

ArteBlogDesign

Como escrever um roteiro bem estruturado

Se inscreva em nossa Newsletter