ArteBlogDesignPodcast

Podcast Episódio #1: Ilustração, caminhos e percursos da carreira

Podcast episódio 1

Fala, pessoal! Acabamos de lançar o primeiro episódio da série de podcast da Creative Stop, com o convidado especial Nycolas Pedro.

Ouça agora:

Primeiro episódio

Anúncio do primeiro episódio no insta da Creative Stop

Neste primeiro episódio, abordamos o tema Ilustração: caminhos e percursos da carreira, pensando nas opções disponíveis no mercado criativo digital. Nycolas Pedro é um desenhista desde que se conhece por gente e atua como freelancer na área de ilustração digital pelo menos desde os 15 anos. Seu estilo tem atraído vários fãs de games, mangá e cultura pop em geral, já que é bem voltado para as demandas do próprio segmento autônomo.

Um de seus maiores sonhos é trabalhar em uma empresa de videogames, como a Riot Games ou mesmo a Blizzard: discutimos isso ao longo do podcast, pensando em maneiras de praticar e desenvolver habilidades de ilustração próprias para isso – já que o character design e a direção de arte, cenários ou outros elementos visuais do jogo demandam especificidades e técnicas inerentes ao seu propósito.

Também conversamos sobre a relação entre o design e a ilustração e como se misturam para produzir peças gráficas comunicativas de valor para os clientes.

Afinal, nosso contratante não quer um simples desenho; espera-se um significado e uma atribuição de utilidade, valor e retorno financeiro – também conhecido como ROI (Retorno sobre o Investimento) – para seu negócio, seja uma empresa de jogos eletrônicos ou de uso pessoal. O logotipo passa pela mesma lógica, à medida que este expõe todas as camadas sensoriais da marca.

Outras histórias comoventes (ou não) foram compartilhadas, especialmente aquelas que envolvem clientes advogados do Diabo. Não é novidade que as pessoas confundam um pouco nosso trabalho e o relacionem à pura arte, como a questão já discutida do mero desenho e da “simples e rápida” tarefa da ilustração.

Nycolas, nesse sentido, comentou sobre os tenebrosos pedidos de alteração e como podemos lidar com eles da melhor maneira possível. “Eles acham que a gente clica num botão ‘fazer arte’ e pronto, o trabalho tá feito”. É duro.

Teremos mais episódios?

Com certeza! A cada mês, vamos publicar um episódio com um convidado especial para falar de um assunto da área, contar histórias e acontecimentos pessoais e conversar sobre as possibilidades de atuação e formação profissional. Nosso episódio piloto também já está disponível pelas plataformas do Spotify, YouTube, SoundCloud, Spriker e Anchor! Vai lá conferir

Temos a versão em vídeo do podcast onde você pode ver um pouco dos lindos trabalhos do Nycolas.

Enfim, teve muita conversa boa e muita experiência de campo, vocês não podem perder!

Artstation do convidado: https://www.artstation.com/nycolaspedro

Não se esqueça de dar uma olhada em nosso último artigo Designers influenciando péssimas decisões e conferir nosso insta @creativestop_blog para ver mais conteúdos sobre arte, design e criatividade <3

Estudante de design, escritora e pesquisadora. Atualmente pesquisa sobre a área de design de interação e trabalha como social media freelancer.