Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

BlogDesign

Bancos de imagem e recomendações

bancos de imagem e recomendacoes

Fala pessoal tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouco sobre bancos de imagem, referências, e porque devemos usá-los para ajudar em nossos projetos!

Para quem não sabe e sonha em saber: onde é que os designers e artistas acham todas aquelas imagens interessantes, lindas e profissionais para usarem em seus projetos?

Muitos que ainda estão iniciando na profissão estão aprendendo várias coisas, e saber onde encontrar imagens que possam nos ajudar em nossos trabalhos é algo essencial.

 


 

O que são bancos de imagem?

oque sao bancos de imagem?

o que sao bancos de imagem?

Um banco de imagens basicamente serve para ajudá-los em seus projetos, é uma maneira econômica de se encontrar imagens em alta qualidade, que demonstre aquilo que quer passar da melhor maneira possível, seja uma imagem que se relacione com uma marca que esteja trabalhando, que demonstre um sentimento que queira passar, ou até mesmo  uma imagem pra tapar um buraco que falta em algum projeto (não levem essa ultima alternativa tão a sério aefhuaehuae )

 

Os bancos de imagem São agências que podem ser vistas como bibliotecas enormes com vários conteúdos como fotos, vídeos, vetores, e varias outras mídias, onde os criadores e artistas que as desenvolveram vendem os direitos por utilização desta mídia para milhares de outros profissionais utilizarem em seus projetos.

Assim sendo vantajoso tanto para os utilizadores que economizam tempo em seus projetos e não precisam pesquisar em milhares de sites de artistas para encontrar a imagem específica que desejam. Quanto aos artistas que disponibilizam seus conteúdos para serem comprados, e utilizados em projetos aos quais não participam, mas tem um lucro em cima de seu serviço ( foto ou arte utilizada no projeto).

Um banco de imagem tem uma busca rápida, bons preços e direitos legais, e pode ser usado para agilizar seus projetos e para vender seu conteúdo tirando uma graninha legal, vendendo suas fotos, vídeos, e artes para serem utilizadas por outras pessoas.

 


 

Onde posso encontrá-los? Todos são pagos?

Onde encontramos? Bom, há vários bancos de imagens por aí e agora vamos citar alguns deles para vocês. E não! Nem todos são pagos, alguns bancos de imagens tem vários conteúdos gratuitos que são disponibilizados gratuitamente pelos seus colaboradores.

 


 

Pexels – gratuito

banco de imagem pexels

banco de imagem pexels

De acordo com seu site, a Pexels oferece fotos profissionais de alta qualidade e inteiramente grátis licenciadas sob a licença do Pexels , com centenas de milhares de fotos profissionais grátis sendo atualizadas todos os dias por vários profissionais que utilizam o site.  Eles garantem que todas as imagens publicadas tenham alta qualidade e estejam licenciadas pelos termos de sua licença. E sua missão é ajudar milhões de designers, redatores, artistas, programadores e outros criadores de conteúdo a ter acesso a fotos que podem ser usadas gratuitamente.

O link é pexels.com e nós o utilizamos para muitas coisas aqui na creative.., inclusive, eu, bruno, tenho meu perfil pessoal onde disponibilizo diversas imagens para os membros do site: https://www.pexels.com/pt-br/@brunogobofoto

 


 

Freepik – freemium

banco de imagem freepik

banco de imagem freepik

O Freepik é um banco de imagens com produtora própria que oferece mais de 10 milhões de recursos gráficos. Lá você tem acesso a diversos arquivos gratuitos como vetores, PSDs, ícones, templates, dentre outras coisas. A plataforma funciona no modelo freemium, o que significa que os usuários podem acessar grande parte do conteúdo gratuitamente, mas também é possível adquirir uma assinatura para obter mais recursos.

 


 

Shutterstok – pago

banco de imagem shutterstok

banco de imagem shutterstok

A Shutterstock é uma das principais agências de Bancos de imagens do mercado: ela tem a maior biblioteca de fotos on-line, com mais de 100 milhões de fotos, vetores e ilustrações de livre escolha, e todas as suas fotos são livres de royalties e você pode usá-las em projetos comerciais e, com uma assinatura, você obtém fotos em alta resolução sem custo adicional.

Além de ser um banco de imagens pago, lá você pode vender suas imagens – e você, como um fotógrafo que quer um din extra, pode usufruir bastante da plataforma.

 


 

Adobe stock – pago

banco de imagem adobestock

banco de imagem adobestock

É uma opção recente no mercado, porém muito bem conceituada e com uma incrível reputação por se tratar de um banco da Adobe e o principal valor deste serviço é que ele é totalmente integrado à plataforma Creative Cloud, tornando-o ideal para os usuários dos aplicativos. Ela possui também uma coleção variada com mais de 60 milhões de imagens tanto da biblioteca da Fotolia quanto de contribuições diretas de contribuidores.

Lá você também pode vender seus conteúdos como no shutterstock.

 


 

Pixabay – gratuito

banco de imagem pixabay

banco de imagem pixabay

O Pixabay possui um grande número de fotos e mídias de diversos temas. O site é originalmente em inglês, mesmo sendo traduzido para nossa língua, por isso você terá melhores resultados em pesquisas no site utilizando o inglês para as buscas. Todas suas imagens são totalmente gratuitas em diversas resoluções, eles apenas limitam qualidades MUITO ALTAS para os cadastrados no site.

 


 

Por hoje ficamos com essas 5 recomendações

Logo mais teremos outros posts sobre bancos de imagens e recomendaremos mais sites para vocês utilizarem em seus projetos.

Por enquanto fico por aqui pessoal, e logo mais sai mais conteúdos legais para vocês.

Um abraço <3 e não esqueçam de nos seguir no Instagram @creativestop_blog e acompanhar nosso podcast aqui no site, ou no Spotify

 

Até a próxima.

About author

Estudante de design, fotógrafo e organizador de eventos para incentivo da comunidade criativa, além de criador e redator do blog Creative stop.
Related posts
ArteBlogFotografia

Você sabe oque é fotografia Fine Art?

BlogDesignFilmes

4# Filmes que todo designer deveria ver - Logorama

BlogDesign

Branding, identidade visual e arquétipos

ArteBlogDesign

Como escrever um roteiro bem estruturado

Se inscreva em nossa Newsletter