Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

ArteBlogGrandes artistas

Grandes Artistas 2# Rembrandt

rambrandt grandes artistas

Já ouviu falar de Rembrandt?

Rembrandt Hartmensz Ban Rojn foi um pintor, gravador e desenhista, ele nasceu em Leiden (Holanda), em 15 de julho de 1606, filho de Harmen Gerritsz e Beektgen Willemsdr, eram uma família humilde e ele era o quinto filho de um dono de um moinho à beira do rio Reno.


grandes artistas 2 rembrandt

Auto retratos de rembrandt

Rembrandt gostava de pintura desde muito cedo, e quando alcançou a faze adulta conseguiu se matricular na universidade de Leiden, local a qual estudou durante apenas nove meses até ingressar no atelier do pintor Jacob Isaaksz, que lhe ensinou sobre técnicas de desenho e pintura, e sobre o preparo de tintas.

Em 1623 ele vai para Amsterdam onde estuda com Pieter Lastman, conhecido principalmente por sua pintura de paisagens históricas. Rembrandt encontrou nele uma personalidade e grande vigor e um mestre que exerceu uma influencia notável sobre sua arte, despertando em seu discípulo um forte interesse pelas grandes pinturas de tema histórico e bíblico, o que Rembrandt porem logo superou aplicando a suas obras uma visão mais profunda do conteúdo religioso.  Em 1628 volta para Leiden e abre seu próprio atelier com Jan Lievens, um grande amigo que assim como ele também era pintor e aluno de Pieter Lastman.

Após a morte de seu pai em 1631 ele se muda para Amsterdam e um ano depois já era considerado um pintor famoso e um dos mais caros e procurados da cidade, retratando principalmente os ricos e bem sucedidos burgueses em um tempo onde era moda enfeitar as paredes de suas casas com o próprio retrato, e um ano após sua mudança ele pinta um de seus quadros mais famoso: A lição de anatomia do doutor Tulp (1632)

 


A Lição de Anatomia do Doutor Tulp

Em 1634 Rembrandt atinge o auge de sua fama e casa-se com Saskia, e vai morar com ela em uma casa na Jodenbreestraat no bairro judaico de Amsterdam, transformando a casa em um centro de reunião social e museu de objetos e moveis antigos e raros.

Nessa época seu atelier já era um dos maiores da Europa e possuía muitos alunos e uma clientela rica, mas as coisas começaram a ficar difíceis para ele quando em 1640 morre sua mãe e um pouco depois morrem 3 de seus 4 filhos, como se tudo isso não basta-se dois anos após também morre sua esposa, e no mesmo ano um dos quadros que fez para uma encomenda, a Ronda Noturna, foi recusado por um contratante.

Rembrandt pintou vários auto retratos, além de retratos daqueles que passavam em sua rua, tinha o costume de sentar-se na frente do espelho e procurar em seus próprios olhões e boca, sinais dos tempos difíceis que passava em sua vida, isso fugia daquilo que os seus clientes queriam pois em todas suas obras ele tentava retratar a alma e o que via e sentia, quando grande parte dos contratantes queriam apenas retratos e não criticas.


A Ronda Noturna

A Ronda Noturna

As encomendas aos poucos começaram a decair e as dificuldades financeiras aumentaram, após perder uma ação na justiça seu atelier e casa foram hipotecados e seus bens leiloados aos lotes. Mesmo assim Rembrandt continuava trabalhando e produzindo desenhos e gravuras que representavam cenas bíblicas, mitológicas, nus, paisagens e retratos.

Em 1660 ele é procurado para transformar a pintura A Conspiração de Claudius Civilis, mas quando a obra em fim ficou pronta representava um grupo de bárbaros, assassinos e um rei sem olho, Para seus contratantes aquilo foi  um choque e exigiram para o artista grandes modificações na obra, mas Rembrandt se recusou a modifica-la e pois foco na obra, logo em seguida se arrependendo e salvando a das chamas. hoje a obra esta exposta no Museu Nacional de Estocolmo

Em 1663 Morre sua esposa, e em 1668 seu filho Tito, um mês depois de Rembrandt ter pintado sua famosa pintura A família de Tito. Sozinho e na miséria ele vive apenas mais um ano e morre em 4 de outubro de 1669 em Amsterdã

 


a familia de tito

a familia de tito

Ele foi um dos mais importantes pintores do Barroco europeu, tendo a importância de sua pintura só foi reconhecida somente a partir do século 19.

Algumas de suas principais obras são:

O Apedrejamento de Santo Estevão, 1625; Adromeda Acorretado às Rochas, 1630; Jeremias Prevê a Destruição de Jerusalém, 1630; A Lição de Anatomia de Dr. Tulp, 1632; Jacob de Gheyn III, 1632; Filósofo em Meditação, 1632; A Descida da Cruz, 1633; Artemisia, 1634; A Festa de Belsazar, 1635; O Filho Pródigo na Taverna, 1635; Retrato do Jovem Com Corrente de Ouro, 1635; Autorretrato, 1640; Ronda Noturna, 1642; Cristo Cura o Doente, 1643; Susana e os Velhos, 1647; As Três Cruzes, 1653; Aristóteles com o Busto de Homero,1653; O Bando de Betsabé, 1654; Autorretrato de Chapéu, 1660; O Evangelista Mateus e o Anjo, 1661; Retrato de Dirck van Os, 1662; A Noiva Judaica, 1665; Autorretrato com Pintura e Pincéis, 1660; O Retorno do Filho Pródigo, 1662.


O pintor holandês é autor de retratos nos quais representa a condição humana, inspirando-se em episódios do antigo e novo testamento. Considerado o mestre o claro-escuro.. para quem se interessa por sua vida e obra e quer saber mais, recomendamos fortemente o livro Rembrandt – Gênios da arte da editora Girassol.

Este foi o Segundo Artigo da série Grandes Artistas, Gostou? comente! Deixe sua opinião e diga qual outro artista gostaria de ver por aqui 😀 E não esqueça de ler o primeiro Grandes artistas com Renê Magritte.

Até a próxima <3

 

About author

Estudante de design, fotógrafo e organizador de eventos para incentivo da comunidade criativa, além de criador e redator do blog Creative stop.
Related posts
ArteBlogFotografia

Você sabe oque é fotografia Fine Art?

BlogDesignFilmes

4# Filmes que todo designer deveria ver - Logorama

BlogDesign

Branding, identidade visual e arquétipos

ArteTipografia

O que é tipografia

Se inscreva em nossa Newsletter