Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

ArteBlog

Um pouco sobre a História da Arte

Conheça à História da Arte

Diversas foram às manifestações artísticas ao longo do tempo da história e o uso do corpo como instrumento de se expressar de todas as maneiras possíveis envolvendo o teatro, a musica, a dança, as artes visuais são as formas de se fazer arte. Hoje iremos contar a História da Arte, desde os primórdios do tempo até os dias atuais que é uma área que nunca para de se modificar e está em constante evolução.

Fazendo Arte sem saber que era Arte

Muito antes de sequer saber escrever, a Arte já estava no meio dos nossos ancestrais que se comunicavam também através dela. Vocês podem estar se lembrando, lá da aula de Artes, daquelas pinturas das cavernas não é mesmo? Pois bem, essa arte foi denominada como Pintura Rupestre lá pelos anos de 30 Mil Antes de Cristo, essa fase ficou conhecida como Paleolítico Superior.

A história da arte é algo tão grandiosa que foi dividida em três fases para melhor se entender da complexidade de tal ato, foi segmentada em Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior e Neolítico.

Fase Paleolítica

A fase da história conhecida como Paleolítica foi a primeira da Pré História, nesse período o ser humano eram nômades que precisavam percorrer longas distancias para conseguir a sua sobrevivência, eles tinham o costume de fazer desenhos de animais nas paredes das cavernas e para fazer essas figuras eram facas, lanças, flechas entre outros utensílios.

A descoberta dessas pinturas, primeiramente aconteceu na Europa por volta de 1868, entretanto a comprovação só veio ser reconhecida em 1902, em uma gruta no continente Africano. Figuras humanas femininas eram ilustradas como silhuetas bem robustas tendo uma relação à fertilidade e sexualidade da mulher. A obra que mais reverbera até os dias atuais é a Vênus de Willendorf

Fase Neolítica

Também conhecida como Idade da Pedra, pois era o material mais utilizado para produzir utensílios, tendo como a fase evolutiva da Paleolítica, onde os objetos tinham um acabamento mais detalhado, coisa que os homens do período anterior não davam tanta importância assim.

A descoberta da cerâmica e o desenvolvimento da tecelagem ocorreram nessa época, e os tema que eram mais comuns na arte era, o cotidiano já que não tinha a necessidade exclusiva da caça como método de sobrevivência pois já estavam domesticando os animais e tornando-os sua fonte de alimento.

Monumento Misterioso de Londres

O Monumento Stonehenge localizada em Londres é a obra de arte mais bem conservada de todo o Período Neolítico, com impressionantes cinquenta toneladas, as pedras são ordenadas de formas circulares. Essa escultura está ligada diretamente a agricultura, pois ela foi construída para que se alinhasse com o nascer do sol, no solstício de verão e isso também acontece com o solstício de inverno.

 

Não Acaba Por Ai

Podemos apresentar pra vocês, de uma forma bem resumida, pois a História da Arte é imensa e para deixar um gostinho de quero mais, digo que teremos mais matérias sobre as vertentes e toda sua plularidade em que a envolve. Se você é novo por aqui recomendo a aba de artes, artigos super interessantes de Grandes Artistas.

About author

Sou formado em Tecnico de Marketing, tenho 25 anos, gosto de escrever, fazer cosplay e conteudo sobre a cultura geek
    Related posts
    BlogDesign

    Um Guia Para Teoria de Design

    ArteGrandes artistas

    Jessica Damasceno, artista e tatuadora brasileira

    BlogDesign

    Os 8 tipos de Design Gráfico que você precisa conhecer

    BlogDesign

    O que é Design Gráfico?

    Se inscreva em nossa Newsletter