Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

ArteBlogCultura

Marcando Uma Geração Com Três Sílabas: Ra Tim Bum !

Tenho certeza que se conhece essas três sílabas Ra Tim Bum, sua infância foi muito incrível

Nós da Creative Stop tiramos o dia para fazer um ‘’ cafuné ‘’ em seu coração, se você tem mais de vinte anos, é muito provável que ao ler o título da matéria, um sentimento de nostalgia bateu forte e tenho certeza que se conhece essas três sílabas Ra Tim Bum, tua infância foi muito incrível, magia e acima de tudo educativa. Muito mais que um canal de televisão aberta, ou programas para atrair o ibope de seus telespectadores, a Tv Cultura lançava no ano de 1990 um programa que leva o nome do título da matéria.

O Programa Ra Tim Bum, que posteriormente viria a ter mais duas atrações que levou a mesma denominação, resultando números bastante expressivos no canal. A ideia que era juntar a tecnologia moderna daquela época com temas pedagógicos num formato comercial, sem sombra de dúvidas foi um acerto imenso para a o público alvo almejado.

Contando com diversos quadros, a emissora conseguiu com maestria unir praticamente todas as vertentes da Arte, História, Ciência e Conhecimento em um único programa, tornando assim um ‘’dever’’ de forma mais que divertida estar presentes na frente da telinha da TV para não perder nadinha.

Pra quem já está familiarizado com o que estamos falando, a memória vem fresquinha, como se conseguíssemos nos tele transportarmos pra frente de nossa TV, assistindo com os amigos, irmãos, pais ou até mesmo sozinhos mas com aqueles personagens cativantes que era como se fossem nossos amigos nos ensinando a cada dia. Porém se você é mais novo e realmente não faz ideia do que estamos falando, vamos trazer de forma resumida os melhores quadros da TV Ra Tim Bum:

Tome Um Bainho já: Quadro com a proposta de incentivar a criança a tomar banho para ficarem limpinhos e cheirosos, como sabemos que muitas crianças não gostam da hora do banho, representados por três porcos humanoides cantando uma canção que muitos adultos hoje sabem a letra, mesmo passando mais de vinte anos do programa (confesso que o vídeo dessa atração me dava medo, mas não consigo explicar o por que.)

Senta que la vem à história: (som de corneta tocando) um quadro teatral que era nos contadas histórias que misturavam as conhecidas fabulas totalmente originais trazendo aspectos da realidade de forma divertida, essa atração também era revezada com uma mulher que usava materiais comuns para narrar histórias clássicas.

Nina e a Boneca Careca: Um esquete, em forma de um monólogo, conta a vida e descobertas de uma criança. (uma mulher vestida como criança que nos dias atuais eu acho bem estranha)

TeleJornal da Criança com Arinelson: Um ancora feito de fantoche, com um cabelo ondulado vermelho, trazia assuntos mais pedagógicos focado para as crianças.

Familia Teodoro: A primeira vez em que muitas crianças tiveram o conhecimento sobre o que era malabarismo, a Familia Teodoro, uma família circense abrilhantava o programa com números incríveis de malabares.

O Enigma da Esfinge: Quadro conduzido por uma esfinge com o rosto e os braços reais, fazia o trabalho de exercer o raciocínio lógico da criançada.

Professor Tibúrcio: Personagem eternizado pelo ator e apresentador Marcelo Taz, o Professor Tibúrcio tinha uma roupa preta e branca, um rosto com pancake branco e um fundo preto e branco também, que nos traziam curiosidades e vários ensinamentos (tenho amigos que me confessaram que morriam de medo desse quadro)

 

Sentimento de Nostalgia

A TV Cultura, sem sombra de dúvidas, fez parte da nossa infância e que nos remetem as coisas boas de nossa vida, traremos mais matérias sobre Arte, Cultura, Educação, Tecnologia e outros assuntos ligados ao Entretenimento. Fique a vontade para conferir nossas matérias que estão cheias de informação e conteúdos divertidos como a História da Arte https://creativestop.com.br/2021/11/26/um-pouco-sobre-a-historia-da-arte/

About author

Sou formado em Tecnico de Marketing, tenho 25 anos, gosto de escrever, fazer cosplay e conteudo sobre a cultura geek
    Related posts
    BlogDesign

    Um Guia Para Teoria de Design

    ArteGrandes artistas

    Jessica Damasceno, artista e tatuadora brasileira

    BlogDesign

    Os 8 tipos de Design Gráfico que você precisa conhecer

    BlogDesign

    O que é Design Gráfico?

    Se inscreva em nossa Newsletter