Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

BlogDesign

O que é UX & UI Design?

O UI design e o UX design são dois dos termos mais frequentemente confusos no design de web e aplicativos. E compreensivelmente assim. Eles são normalmente colocados juntos em um único termo, UI/UX design, e vistos da superfície parecem estar descrevendo a mesma coisa.

Muitas vezes é difícil encontrar descrições sólidas de UX Design e UI Desgin que não descem muito longe no jargão. Mas não tenha medo!

O que é UI Design?

“UI” em design de UI significa “interface do usuário” na tradução, “user interface”. A interface do usuário é o layout gráfico de uma aplicação. Ela consiste nos botões em que os usuários clicam, no texto que lêem, nas imagens, nos controles deslizantes, nos campos de entrada de texto e em todos os outros itens com os quais o usuário interage. Isto inclui o layout da tela, transições, animações de interface e cada micro-interação. Qualquer tipo de elemento visual, interação ou animação deve ser projetado.

Este trabalho é de responsabilidade dos projetistas da interface de usuário. Eles decidem como a aplicação vai ser. Eles têm que escolher esquemas de cores e formas de botões – a largura das linhas e as fontes utilizadas para o texto. Os projetistas de interface de usuário criam a aparência e a sensação da interface de usuário de um aplicativo.

Os desenhistas de interface são desenhistas gráficos. Eles estão preocupados com a estética. Cabe a eles garantir que a interface do aplicativo seja atraente, visualmente estimulante e temática de acordo com a finalidade e/ou personalidade do aplicativo. E eles precisam se certificar de que cada elemento visual se sinta unido, tanto esteticamente, quanto no propósito.

Ele precisa ter conhecimento e habilidades em alguns softwares:

Adobe XD;

Sketch;

Figma;

Photoshop e Illustrator.

A partir dessas ferramentas, ele consegue fazer os esboços iniciais, wireframes ou protótipos, selecionando as cores e demais elementos que farão com que a interface seja amigável e usável para os usuários. 

 

O que é UX Design?

“UX” significa “experiência do usuário” na tradução, “user experience”. A experiência do usuário com o aplicativo é determinada pela forma como ele interage com ele. A experiência é suave e intuitiva, ou é desajeitada e confusa? Navegar no aplicativo parece lógico ou é arbitrário? A interação com o aplicativo dá às pessoas a sensação de que elas estão realizando eficientemente as tarefas que se propuseram a realizar ou parece uma luta? A experiência do usuário é determinada por quão fácil ou difícil é interagir com os elementos de interface de usuário que os projetistas de interface de usuário criaram.

Existem soft skills que um UX Designer precisa ter. Entre as skills técnicas estão:

Arquitetura da informação: determina a estrutura e o modo como as informações são inseridas no sistema.

Projeto de interação: organiza a interação com o cliente por meio dos canais disponíveis.

Fluxos das tarefas: é um marcador que mostra o passo a passo de todas as tarefas realizadas pelos usuários, deixando as ações mais fluidas. 

Wireframes: envolve a composição do site (botões, ícones, entre outros).

Wireflows: traça todo o caminho que o usuário pode percorrer no site ou aplicativo.

Sitemaps: é o mapa do site, com os detalhes e principais informações de suas páginas e as relações entre elas. 

Além disso, o UX designer também realiza testes de usabilidade do site e a mensuração de resultados. Mais do que qualquer conhecimento técnico, é preciso ser comunicativo, criativo, desenvolver raciocínio lógico e estar atento às tendências e necessidades das pessoas.

 

Como essas áreas se completam?

Um designer UX decide como funciona a interface do usuário enquanto o designer UI decide como fica a interface do usuário. Este é um processo muito colaborativo, e as duas equipes de design tendem a trabalhar em estreita colaboração. Como a equipe UX está trabalhando no fluxo do aplicativo, como todos os botões navegam por suas tarefas e como a interface atende eficientemente as necessidades do usuário de informação, a equipe UI está trabalhando em como todos esses elementos da interface aparecerão na tela.

Digamos que em algum ponto do processo de design, foi decidido que botões extras precisam ser adicionados a uma determinada tela. Isto mudará a forma como os botões precisarão ser organizados e poderá exigir a alteração de sua forma ou tamanho. A equipe UX determinaria a melhor maneira de dispor os botões enquanto as equipes UI adaptam seus designs para se adequarem ao novo layout. A constante comunicação e colaboração entre os designers da IU e da UX ajudam a assegurar que a interface final do usuário tenha o melhor aspecto possível, ao mesmo tempo em que opera de forma eficiente e intuitiva.

 

UX vs UI: Duas Disciplinas Muito Diferentes que Funcionam em Harmonia

O projeto UI e o projeto UX envolvem conjuntos de habilidades muito diferentes, mas são fundamentais para o sucesso um do outro. Um design bonito não pode salvar uma interface que é desajeitada e confusa de navegar, e uma experiência de usuário brilhante e perfeitamente apropriada pode ser afundada por um design de interface visual ruim que torna o uso do aplicativo desagradável. Tanto o design UI quanto o UX precisam ser executados sem falhas e perfeitamente alinhados com as expectativas pré-existentes do usuário para criar uma excelente interface/experiência de usuário. E quando essas estrelas alinham, os resultados podem ser surpreendentes.

 

O mercado de UX&UI

Empresas têm investido cada vez mais no design centrado no usuário para criar produtos e serviços ainda mais encantadores, o que abre um leque de oportunidades para profissionais trabalharem em startups, agências e mercado corporativo. 

Aprenda na prática a diferença entre UX e UI investindo em algum curso de seu interesse. Nossa recomendação é pelo UX & Design da Alura! Um ótimo investimento a longo prazo. 

 

Veja também nosso último post sobre Tipografia!

About author

Produtora de eventos com formação na área, cursando uma pós graduação e atualmente trablhando na área de Redação, sou redatora da Creative Stop.
    Related posts
    BlogDesign

    Um Guia Para Teoria de Design

    BlogDesign

    Os 8 tipos de Design Gráfico que você precisa conhecer

    BlogDesign

    O que é Design Gráfico?

    BlogEventosGrandes artistasJogosJornalismoNotícias

    BGS 2022 finalmente será presencial

    Se inscreva em nossa Newsletter