Podcast: Novo episódio - As possibilidades e caminhos do UX Design no Mercado Nacional

BlogDesign

O que é Design Gráfico?

O design gráfico é a arte de planejar e criar conteúdo visual para comunicar idéias e mensagens. O design gráfico está em todos os lugares que você procura - de outdoors a caixas de cereais a aplicativos móveis. Através da incorporação de diferentes elementos e princípios, estes designs podem influenciar nossa percepção e emoções. O design gráfico também é conhecido como design de comunicação, e os Designers Gráficos são essencialmente comunicadores visuais. Eles dão vida aos conceitos visuais, mais comumente através de software de design gráfico, e informam ou envolvem os consumidores através de texto, gráficos e imagens.

O design gráfico é a arte de planejar e criar conteúdo visual para comunicar idéias e mensagens. Ele está em todos os lugares que você procura – de outdoors a caixas de cereais a aplicativos móveis. Através da incorporação de diferentes elementos e princípios, estes designs podem influenciar nossa percepção e emoções.

O design gráfico também é conhecido como design de comunicação, e os Designers são essencialmente comunicadores visuais. Eles dão vida aos conceitos visuais, mais comumente através de software de design gráfico, e informam ou envolvem os consumidores através de texto, gráficos e imagens.

É uma forma de as empresas se conectarem com os consumidores. O design pode ser usado para promover e vender produtos, para transmitir uma mensagem ou para desenvolver uma identidade de marca. Embora algum design gráfico tenha um propósito comercial, o design gráfico também pode ser uma forma de arte e expressão.

Noções básicas

Para entender melhor o significado, é importante estar atento aos elementos e princípios que compõem o design. Os elementos são usados em conjunto ou em oposição entre si para criar designs visualmente marcantes e impactantes.

Estes elementos incluem:

  • Cor;
  • Formulário;
  • Linha;
  • Forma;
  • Tamanho;
  • Espaço;
  • Textura;
  • Tipografia;
  • Harmonia.

Juntos, eles trabalham para criar um trabalho visualmente atraente que transmita uma mensagem.

Os designers gráficos também aderem aos princípios do design, que são essencialmente um conjunto de diretrizes que ajudam um design a alcançar uma composição eficaz. Estes princípios básicos ajudam a criar equilíbrio e estabilidade para o trabalho.

Estes princípios incluem:

  • Equilíbrio; 
  • Contraste
  • Ênfase
  • Movimento
  • Proporção
  • Ritmo

Você já ouviu o velho ditado que “regras são para ser quebradas”, o que certamente pode soar verdadeiro neste caso. Mas um bom designer gráfico deve primeiro entender estes princípios antes de tomar a decisão consciente de quebrá-los.

Quais são os diferentes tipos?

O design gráfico está ao nosso redor, o que significa que há uma gama de áreas e especializações. Cada tipo de projeto gráfico requer habilidades e técnicas específicas.

Desenho gráfico de identidade visual

Concentra-se nos elementos visuais de uma marca. O objetivo é comunicar a identidade de uma marca através de imagens, formas e cores. Designers gráficos dentro desta área criam elementos como logotipos, tipografia, paletas de cores e bibliotecas de imagens que representam uma marca. Eles também desenvolvem diretrizes visuais da marca para garantir a consistência da marca em todos os usos.

Design gráfico de marketing e publicidade

Este tipo de projeto é usado para vender produtos ou serviços. Isto pode envolver anúncios impressos, tais como cartazes, outdoors, folhetos, catálogos e embalagens, ou anúncios digitais, tais como anúncios de televisão, anúncios em vídeo, ou postagens em mídias sociais.

Os profissionais que trabalham nesta área criam ativos para estratégias e campanhas de marketing. Eles desenvolvem idéias, pesquisam hábitos de consumo e criam designs que falam ao público alvo. Este tipo de design envolve um forte conhecimento de como vender um produto e como seduzir os consumidores.

  • Web Design
  • Design gráfico de publicação
  • Design gráfico de embalagem
  • Design gráfico de movimento
  • Projeto gráfico ambiental
  • Ilustração

Qual é a diferença entre UX Design e Design Gráfico?

O design gráfico se concentra na aparência de um produto, enquanto o UX Design se concentra na experiência geral do usuário com o produto. Estes dois tipos de design têm muitos elementos em comum, mas há algumas diferenças importantes entre os dois.

O objetivo do design gráfico é criar produtos visualmente atraentes que transmitam certas mensagens ou informações. Os designers gráficos se concentram na marca, tipografia, layout e nos princípios gerais de composição do design. Eles trabalham em uma gama de materiais, incluindo anúncios, folhetos, logotipos, embalagens e animações.

O design gráfico é um componente do UX design. No entanto, o UX design analisa o produto como um todo. O objetivo é aumentar a satisfação do usuário através da melhoria da usabilidade, acessibilidade e prazer de interagir com o produto. O UX design envolve pesquisa, prototipagem e testes.

Designers gráficos e UX designers trabalham em estreita colaboração, e há sobreposição em algumas de suas tarefas, assim como as habilidades envolvidas. Alguns Designers alternam entre o design gráfico e o UX design ao longo de sua carreira. As habilidades transferíveis adquiridas com o design gráfico também podem ser muito úteis para a transição para o UX design.

Como você acabou de saber, não existe uma definição de tamanho único para todos. Há inúmeras maneiras de usa-lo para resolver problemas comerciais ou evocar inspiração. Depende de você determinar o que o design gráfico significa para você e sua carreira futura.

Ter um olho para o design é um ótimo começo! A Alura tem ótimos cursos para designers, incluindo pra UX & UI Design. Você recebe certificado e tudo! Mas é claro que também sempre há a opção de um bacharelado em faculdade, faça o que mais te inspirar. 

Gostou? Veja nosso artigo sobre O Que é UX & UI Design também!

About author

Produtora de eventos com formação na área, cursando uma pós graduação e atualmente trablhando na área de Redação, sou redatora da Creative Stop.
    Related posts
    BlogDesign

    Um Guia Para Teoria de Design

    BlogDesign

    Os 8 tipos de Design Gráfico que você precisa conhecer

    BlogEventosGrandes artistasJogosJornalismoNotícias

    BGS 2022 finalmente será presencial

    BlogDesign

    O que é UX & UI Design?

    Se inscreva em nossa Newsletter