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Um Guia Para Teoria de Design

A teoria do design é uma coleção de princípios de design que os designers gráficos podem utilizar antes de iniciar um projeto. A teoria do design oferece uma visão de como padrões, cores, organização e simetria influenciam a forma como os espectadores percebem seu design. 

O uso da teoria do design pode ajudá-lo a determinar quais elementos gráficos podem representar melhor o objetivo principal de seus designs. Neste artigo, discutimos o que é a teoria do design, explicamos por que ela é importante e fornecemos uma lista de princípios e dicas da teoria do design para ajudá-lo a entender melhor o conceito.

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O que é teoria do design?

Teoria do design é um sistema que ajuda os designers gráficos a entender melhor como eles podem comunicar uma mensagem ao público através do visual. Ela envolve identificar os diferentes elementos em uma imagem e explicar por que eles são importantes. Você pode usar a teoria do design para compreender os princípios estéticos que impactam as interpretações de design de um espectador. A teoria do design pode ajudá-lo a tomar decisões artísticas e assegurar que seu trabalho comunique a mensagem pretendida ao seu público.

Os designers gráficos normalmente utilizam a teoria do design ao projetar imagens para fins de marketing, como a criação de anúncios para uma empresa ou a criação de logotipos de marcas.

 

Por que a teoria do design é importante?

A teoria do design é importante porque ajuda os desenhistas gráficos a comunicar mensagens claras e ponderadas aos espectadores. Por exemplo, se você quiser demonstrar a importância da educação, então você pode criar um visual que inclua crianças sentadas em mesas e interagindo positivamente com seu professor. O uso da teoria do design pode ajudar a criar anúncios e logotipos que se destaquem aos telespectadores e estabeleçam uma conexão emocional.

 

Princípios da teoria do design

Há cinco princípios da teoria do design que os indivíduos podem utilizar ao iniciar um novo projeto. Enquanto cada princípio oferece apoio individual a um projeto, é importante ter todos os cinco princípios para que eles possam se combinar para comunicar uma mensagem clara e significativa aos espectadores. Aqui estão os cinco princípios da teoria do design:

Alinhamento

Os designers gráficos utilizam o alinhamento para garantir que seus visuais correspondam à mensagem que desejam comunicar com os telespectadores. Ter um visual alinhado pode significar que o projetista tem um sistema de design organizado, como seguir um padrão de design que é fácil para os telespectadores entenderem. Um design bem alinhado pode ajudar os telespectadores a entender o significado do gráfico, juntamente com a mensagem que o visual comunica. Por exemplo, se um designer gráfico quiser criar um anúncio para um cereal infantil, ele pode incluir uma imagem com cores brilhantes e letras grandes para se alinhar com o tema do cereal.

 

Repetição

A repetição envolve a introdução de elementos de design que se repetem ao longo de uma imagem. Um designer gráfico pode optar por repetir um desenho em uma imagem, ou eles podem repeti-lo em várias imagens. Os designers gráficos freqüentemente usam a repetição em campanhas de marketing para que os telespectadores possam se familiarizar com o conteúdo da imagem. Por exemplo, se uma empresa repete o uso de listras roxas em seus desenhos, os telespectadores podem associar todas as listras roxas a essa empresa específica.

 

Contraste

O contraste ocorre quando um designer gráfico usa dois estilos ou materiais de design opostos e os combina em uma única imagem. O uso de contraste pode colocar ênfase em um aspecto específico do design. Por exemplo, se um designer coloca mais cores claras do que cores escuras em uma imagem, então o design pode parecer mais positivo para os telespectadores. Isto pode ajudar os telespectadores a reconhecerem um anúncio mais facilmente. Aqui estão alguns exemplos de contraste que os designers gráficos podem usar em uma imagem:

  • Cores claras e escuras
  • Tons quentes e frios
  • Imagens grandes ao lado de imagens pequenas
  • Fontes contemporâneas e clássicas
  • Tonalidades vibrantes e sem brilho

 

Hierarquia

Hierarquia envolve colocar itens em uma imagem próxima uns dos outros para implicar que os itens se relacionam uns com os outros. Os telespectadores podem usar um desenho hierárquico para ajudá-los a identificar a mensagem chave da imagem. Por exemplo, se um livro tem uma foto de duas pessoas que estão próximas uma da outra na capa, o leitor pode determinar que eles são os dois personagens principais.

 

Equilíbrio

Os designers gráficos usam o equilíbrio para criar tensão ou paz em uma imagem, o que afeta a forma como um espectador reage a ela. O tipo de equilíbrio que um designer usa depende de seus objetivos para a imagem. Aqui estão os dois tipos de equilíbrio que um projetista gráfico pode usar:

  • Equilíbrio simétrico: Este equilíbrio envolve ter a formatação e o design correspondentes em cada lado da imagem. Um designer pode usar este tipo de equilíbrio para criar sentimentos de paz e tranquilidade para o espectador.
  • Equilíbrio de tensão: O equilíbrio de tensão envolve o uso de desenhos assimétricos e elementos opostos em uma imagem. Este equilíbrio pode criar emoções negativas em um espectador, e os designers podem usá-lo para enfatizar a mensagem chave da imagem.

 

Dicas para usar a teoria do design

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a usar a teoria do design:

 

Entenda a teoria da cor

A cor é uma ferramenta chave que você pode usar para criar uma imagem que se conecta com o telespectador. A teoria das cores envolve como as cores impactam os espectadores, e os designers podem usar a teoria das cores para incluir cores específicas em uma imagem, dependendo da mensagem da imagem. Esta teoria usa os mesmos princípios da teoria do design, embora, em vez de aplicar os princípios à imagem inteira, você possa aplicá-los apenas às cores da imagem. Por exemplo, se você usar a cor amarela em um anúncio, isso pode transmitir sentimentos de felicidade e positividade.

 

Prática do pensamento de design

O pensamento em design pode ajudá-lo a usar a teoria do design de forma mais eficaz. Envolve fazer uma imagem para um público específico e fazer um brainstorming de diferentes maneiras de chamar sua atenção através do design gráfico. Aqui estão as cinco partes do pensamento em design:

Empatizar: Primeiro, entender quem é seu público alvo antes de iniciar um projeto. Você deve ter uma idéia das preferências do espectador e a que imagens ele pode responder.

Defina: Depois de entender seu público, identificar e definir um problema que eles possam resolver usando seu design.

Iterate: Faça uma sessão de brainstorming onde você pode pensar em idéias e conceitos de design gráfico para se conectar com os telespectadores.

Protótipo: Em seguida, tome decisões sobre quais elementos de design e materiais suas idéias de brainstorming incluem e como você pode criá-las.

Teste: Mostre a um pequeno segmento de seu público-alvo seu design para ver como ele reage. Eles podem lhe dar feedback sobre os pontos fortes de seu projeto e destacar as áreas de melhoria.

Elementos gráficos de pesquisa

Enquanto desenvolve sua teoria de design, pesquise elementos gráficos que você pode usar em sua imagem. Os elementos gráficos são uma parte fundamental do design gráfico, uma vez que a maioria da criação de imagens começa com a decisão dos elementos que você deseja incluir. Aqui estão alguns exemplos de elementos gráficos:

  • Linhas
  • Formas
  • Cores
  • Texturas
  • Tipo de projeto
  • Quantidade de espaço em branco
  • Tamanho da imagem

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Produtora de eventos com formação na área, cursando uma pós graduação e atualmente trablhando na área de Redação, sou redatora da Creative Stop.
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